top of page
Doença diverticular

É o nome dado a complicação da presença de divertículos (pequenas saculações), nos cólons. O termo diverticulose é o nome dado a simples presença de divertículos no cólon, sem complicações. A presença de diverticulose pode levar diferentes tipos de complicações como diverticulite (inflamação), perfuração, estreitamento, fístula (comunicação do intestino com outroórgao ou a pele) e sangramento.

Os sintomas mais comuns são dor abdominal e febre , chamados de diverticulite. No entanto ataques repetidos de diverticulite, abscessos e perfuração levando a peritonite podem ocorrer, agravando o quadro. A teoria mais comumente aceita da diverticulose é a alta pressão dentro da luz do cólon (parte interna), que pode ser causada por dieta pobre em fibras e alta ingestão de carne vermelha, causando áreas de fraqueza na parede do cólon e a formação de protusões ou saculações.

A diverticulose é geralmente diagnosticada pela colonoscopia como teste de rastreamento de pólipos. A diverticulite é diagnosticada pela febre e dor abdominal baixa no abdômen e confirmada por tomografia computadorizada de abdômen e pelve.

A diverticulose muitas vezes não causa sintomas. A diverticulite simples pode ser tratada com antibióticos e dieta. A presença de abscesso necessita na maioria dos casos de drenagem guiada por RX. Cirurgias são normalmente necessárias para as outras complicações, e vários tipos podem ser realizados a depender da gravidade e extensão de cada quadro. Normalmente as cirurgias envolvem remoção do segmento afetado e pode ou não envolver a confecção de colostomia

(a necessidade de desvio do trânsito intestinal trazendo o intestino através da pele e drenando em uma bolsa).

DOENÇA DIVERTICULAR

bottom of page