top of page

INCONTINÊNCIA FECAL

Incontinência fecal

É a incapacidade de controlar a passagem de fezes ou gases. Pode variar de discreta dificuldade em controlar os gases a perda severa de fezes líquidas ou mesmo formadas.

​

A incontinência fecal não é um problema incomum e o constrangimento de discutir o assunto e tentar resolvê-lo, resultam em isolamento social e consequentemente queda na qualidade de vida.

​

Causas como lesões na musculatura perineal devido ao parto (que podem ser evidenciadas imediatamente ou futuramente no decorrer do tempo), cirurgias anais ou trauma na musculatura esfincteriana (que controlam a continência, aquelas responsáveis por segurar as fezes caso não seja a hora de evacuar), diminuição da força muscular da musculatura esfincteriana anal devido à idade, doenças neurológicas em que não haja a percepção da presença das fezes ou falta de inervação, são todas condições que podem isoladamente ou em conjunto causar incontinência fecal.

​

Somente um profissional poderá ajudá-lo, após adequada identificação do problema.

​

Um exame físico da região deverá ser realizado. A solicitação de exames como ultrassonografia endo-anal poderá evidenciar a musculatura que apresenta lesão. Testes adicionais como manometria ano-retal que avalia a função muscular e testes que aferem os nervos envolvidos, também podem contribuir para o diagnóstico.

​

Após adequada avaliação, opções não cirúrgicas (alteração da dieta, medicamentos constipantes, medicametos para tratamento de colites associadas e da diarreia, exercícios para fortalecer a musculatura e biofeedback) ou cirúrgicas (reparo muscular, estimulação dos nervos que controlam os músculos do ânus, injeção de agentes de preenchimento, colostomias) podem ser oferecidas para os pacientes. Nem todos os tratamentos cirúrgicos serão indicados para todo paciente. Você deverá discutir as opções cirúrgicas com seu médico.

​

A inserção de um eletrodo que estimula as raízes sacrais, realizado com sedação e anestesia local, a neuromodulação sacral, procedimento simples e minimamente invasivo, apresenta resultados muito satisfatórios tanto para incontinência fecal quanto para incontinência urinária associada. Converse com seu médico e esclareça suas dúvidas.

​

Assista ao vídeo de Neuromodulação Sacral Técnica

bottom of page