top of page
Colite ulcerativa

É uma doença inflamatória que acomete a camada mais interna do cólon e reto. Os sintomas incluem sangramento retal, diarréia, cólicas abdominais, perda de peso e febre. Pacientes que tem doença extensa por muitos anos, tem risco aumentado em desenvolver câncer colorretal.
 

O tratamento é inicialmente clínico, utilizando-se agentes anti-inflamatórios como os salicilatos, corticoides e agente imunomoduladores. A medicação costuma controlar a inflamação mas podem ocorrer períodos de reatividade. Em algumas vezes a internação é necessária para que a medicação seja feita pela via venosa. Cirurgia é necessária nas situações que ameaçam a vida como sangramento maciço, infecção ou perfuração, ou para aqueles com doença crônica que não respondem mais ao tratamento clínico. Pacientes com doença de longa data tem risco aumentaddo de desenvolver cancer. Esses pacientes devem ser seguidos com colonoscopia e biópsias.

​

O tratamento cirúrgico padrão visa remover todo o cólon, reto e ânus e a confecção de uma ileostomia (parte final do intestino delgado trazido através da parede abdominal, colocando-se uma bolsa para coletar as fezes) . No entanto a manutençaõo do reto e ânus pode ser realizada em casos selecionados e a anatomose (junção do intestino delgado com o reto) realizada evitando a ileostomia.

​

COLITE ULCERATIVA

bottom of page