Verruga anais ou condiloma acuminado
É uma condição que afeta a área ao redor do ânus e genital. Elas se iniciam pequenas e podem crescer e se expandir, cobrindo toda área anal. São lesões não dolorosas e algumas vezes podem até passar desapercebidas. Algumas vezes poder estar presentes somente dentro do canal anal. Os principais sintomas são coceira, desconforto, sangramento, presença de muco ou sensação de abaulamento na região anal. São causadas pelo papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido de pessoa a pessoas por contato direto. HPV é uma doença sexualmente transmissível. Você não precisa ter relação sexual anal para desenvolver as verrugas.
As verrugas precisam ser removidas? Normalmente, sim. Caso contrário podem aumentar e se multiplicar. Deixá-las sem tratamento, aumenta o risco de câncer na área afetada.
​
Dependendo da quantidade, extensão e localização, podem ser tratadas com medicamentos tópicos ou cremes. O exame de anuscopia é necessário para diagnosticar lesões dentro do canal anal. Se presentes, o tratamento é cirúrgico. È recomendada a investigação de outras doenças sexualmente transmissíveis.
​
O pós operatório constuma ser tranquilo, e analgésicos e cuidados locais suficientes para um retorno precoce ao trabalho. Para lesões muito extensas, a cirurgia eventualmente necessita ser realizada em estágios. Controle pós operatório deve ser realizado, visando recidivas. Pacientes imunocomprometidos requerem monitoramento a longo prazo. Em alguns casos, as verrugas podem recidivar mesmo após ressecção adequada, porque o vírus permanece em estado latente nas células.
​
Dor anal pode ser sentida antes, durante ou após o movimento intestinal e evacuação. Pode variar em severidade, desde suave até a progressão para uma dor tão significativa, que impede as atividades diárias. A maioria das causas é benigna, e muitas condições proctológicas podem causar dor. No entanto, dor anal que não melhora em 24 – 48h, deve ser avaliada pelo médico. Quando a dor está associada a febre, a avaliação deve ser mais urgente.
​
As principais causas de dor anal são trombose hemorroidária externa, fissura anal, abscessos e fístulas, doenças sexualmente transmissíveis, condições dermatológicas, câncer.
​
A dor recorrente ou persistente, ou a sensação de um abaulamento doloroso, sangrativo, que vem progredindo com o tempo, necessita de avaliação médica.
