
TESTES RESPIRATÓRIOS
Teste ou Prova do ar espirado é indolor e não invasivo, em que o paciente expira o ar durante 15 segundos em um aparelho que capta a concentração de hidrogênio expirado. Após ingestão da dose padrão do substrato (Lactulose; frutose; lactose; sacarose, sorbitol), amostras serão colhidas de 20 em 20 min até o teste ser positivo ou completar 180 minutos.
Tempo de trânsito oro-cecal
Consiste em um teste respiratório que avalia o tempo de trânsito intestinal oro-cecal (da boca ao início do intestino delgado), através da ingestão de um substrato (glicose ou galactose).
Teste respiratório para pesquisa de supercrescimento bacteriano no intestino delgado
Consiste em um teste respiratório utilizando-se como substrato glicose ou galactose, que vai evidenciar a fermentação precoce desse substrato no caso de um exame positivo, devido a colonização bacteriana no intestino delgado.
Teste respiratório de intolerância a lactose / frutose / sacarose
No caso da lactose, é o teste hoje considerado padrão ouro para pesquisa de intolerância à lactose, após ingestão de carga padrão do substrato. A deficiência da enzima no intestino delgado, não quebra a lactose, que dessa forma não pode ser absorvida. A lactose passa então intacta para o intestino grosso, que tem bactérias que fazem parte da sua flora normal. Essas bactérias metabolisam a lactose e o resultado desse processo é a produção de hidrogênio, que rapidamente é captado pelo exame.